Nesta avaliação testamos a gravel da Cannondale, modelo Topstone 3, a opção de entrada na modalidade gravel para o mercado brasileiro da marca americana.

Ela vem equipada com câmbios e trocadores Shimano da linha Sora 2x9, rodas Maddux modelo CX2.0, pneus WTB Riddler, garfo em carbono e os demais componentes da Cannondale.
Componentes:
Transmissão: Equipada com Shimano Sora da linha R3000 de 2x9 velocidades, apresenta boa troca de marchas. Poderia ser mais eficiente se esse conjunto de relação fosse todo Shimano. O pedivela FSA Tempo com coroas de 30/46 dentes e cassete Sunrace de 11-34 tem boa relação para velocidades mais elevadas e subidas em geral, mas para trechos mais íngremes um cassete com pinhão maior atenderia melhor, mas a capacidade do câmbio Sora GS, segundo informações técnicas da Shimano é de no máximo 34 dentes. Os trocadores (STI) tem uma boa ergonomia privilegiando o conforto das mãos em ambas posições, superior e inferior, quando se usa o drop do guidão, para frenagem e trocas de marchas mesmo em longas distâncias. A corrente é uma KMC, modelo Z9, que atingiu mais de 100% de desgaste na medição dos 1.000 km.
Pneus e Rodas: Os pneus WTB Riddler 700x37 possui as laterais bege que valorizam o visual, com cravos pequenos na banda de rolagem apresenta bom rolamento tanto em piso de terra como asfalto e os cravos maiores nas laterais conferem mais aderência no momento das curvas. Os pneus tem boa durabilidade, pois desgastaram pouco com os 1.000 km de uso e o talão é em arame. Os aros das rodas são da fabricante Maddux, modelo CX2.0 que tem bom acabamento mas não são tubeless, segundo as informações contidas no site do fabricante, os raios em inox e cubos da marca Formula com eixo passante de 12 mm tanto na roda dianteira quanto na traseira, ambos com 28 furos.
Freios: São da marca Promax, modelo Decoder R, à disco, com acionamento por cabo. Tem acionamento duplo, ou seja, quando acionado faz com que ambas as pastilhas façam contato com o disco ao mesmo tempo, isso contribui para maior eficiência na frenagem e tem um baixo nível de ruído. O desempenho é satisfatório por se tratar de um conjunto de freios mecânicos. As pinças são do tipo Flat Mount e seus rotores de 160mm.
Quadro, garfo e Geometria: O quadro em alumínio tem uma excelente construção, pintura e acabamento, possui vários pontos de fixação no quadro e garfo para suportes de caramanhola, alforjes, bolsas e para-lamas. Conta com cabeamento embutido e uma rota interna adicional para passagem de cabo para canotes retráteis. A geometria é bem acertada, resultando em um comportamento mais previsível e bem confortável para longos percursos mesmo em pisos irregulares, sem perder desempenho e sendo bem responsiva nas pedaladas. O garfo com espiga cônica totalmente em carbono, confere um conforto extra na absorção das irregularidades do piso. O clearence do conjunto não é dos maiores, suporta pneus de até 42mm de espessura.
Conclusão:
Para quem procura uma bike com um bom conjunto de quadro em alumínio com garfo de carbono de excelente qualidade e um bom grupo de peças da consagrada marca Shimano essa pode ser uma ótima escolha. Ela vai atender bem desde os ciclistas mais iniciantes até os mais criteriosos que estejam sempre dispostos a extrair tudo o que essa bike tem a oferecer.
Até o próximo teste!
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